Acerca de

Equipe do negócio

Inscrições

Envio de Propostas para Espetáculos

O primeiro IRREVERENTE - Festival Internacional de Improviso de Lisboa será realizado entre 26 a 30 de julho de 2022, de forma presencial na cidade de Lisboa, Portugal.

 

Estamos a acolher até às 18:00 (horário de Lisboa) do dia 29 de janeiro de 2022 propostas de Workshops a serem oferecidos durante o Festival.

 

Cabe dizer que o primeiro IRREVERENTE está a ser produzido de forma independente, sem apoios financeiros. 

Sabemos que as condições não são as ideais ou as mais favoráveis e valorizamos imensamente o trabalho de profissionais da nossa área, ao mesmo tempo, estamos cientes e respeitamos nossos limites de produção tentando sempre fazer o nosso melhor.

 

Nesse sentido listamos abaixo as condições que podemos oferecer assim como o que esperamos do vosso espectáculo:

 

a) Espetáculos que tenham a improvisação como linguagem de condução da apresentação do espetáculo;

 

b) Disponibilizamos espaço de apresentação para o vosso espetáculo no teatro do Festival até 30 minutos de performance. 

- Deve-se ter em conta que para montagem de cenários são disponibilizados 5 minutos imediatamente antes da apresentação: disponibilizaremos equipa para a montagem do cenário. Este tempo não está incluído na apresentação e não pode ser somado a ela, mesmo que não tenha cenário.

- Também deve-se ter em conta que para a desmontagem de cenários são disponibilizados 5 minutos imediatamente após a apresentação: disponibilizaremos equipa para a desmontagem do cenário. Este tempo não está incluído na apresentação e não pode ser somado a ela, mesmo que não tenha cenário.

- Serão apresentados 4 espetáculos por noite no festival, por isso o tempo máximo de apresentação deve ser respeitado e reservamo-nos o direito de finalizar a apresentação, caso venha a exceder o tempo estipulado de forma a não prejudicar o próximo espetáculo ou acordo com o teatro. Somos artistas e pessoas gentis, caso seja necessário, o encerramento será feito dessa mesma forma.

 

c) O equipamento de iluminação do teatro é pouco e será disponibilizada uma luz base e padrão para todos os espetáculos.

- Se houver alguma especificidade para o vosso espetáculo, faremos o nosso melhor para atendê-la, mas pedimos compreensão e entendimento das nossas limitações.

- Teremos uma pessoa da nossa equipa disponível para operar/improvisar a vossa luz, caso não haja alguém da vossa equipa para tal.

- No dia da vossa apresentação serão agendados 45 minutos de palco no horário da tarde, para ensaios.

 

d) O Festival trará um público internacional a Lisboa, de forma que priorizamos espetáculos em língua inglesa, portuguesa, gibbrish/gramelot/blablação ou sem palavras. Ainda assim, outras línguas também são bem-vindas.

- O vídeo de inscrição enviado pode estar em português ou inglês. Caso esteja noutra língua, deve ser legendado em português ou inglês.

 

e) Aceitamos e recebemos de bom grado espetáculos que venham a estrear no Festival. Para esses casos, aceitamos o envio de um vídeo do ensaio do espetáculo no qual seja possível ver a estrutura/formato do espetáculo a ser apresentado.

 

f) As pessoas artistas que se apresentarão no Festival com o espetáculo selecionado receberão gratuitamente o Pacote de Participação, que lhes garante: 

- descontos em estabelecimentos de alimentação parceiros do Festival;

- desconto de hospedagem em hostel/hotel parceiro do Festival;

- descontos nas inscrições em workshops como estudantes;

- bilhetes para todas as noites de espetáculos;

- entrada para todas as atividades de confraternização.

 

g) Infelizmente até ao momento não dispomos de recursos financeiros para os merecidos pagamentos dos cachês, transporte para o Festival, hospedagem e alimentação dos grupos e artistas participantes. Dispomos apenas dos descontos dos pacotes de participação mencionados, de forma que os grupos e artistas devem arcar com as suas despesas. 

Ainda estamos em negociações com empresas para patrocínios e apoios, assim, caso a situação venha a ser alterada a favor do pagamento de qualquer uma destas questões, informaremos as novas condições.

Serão cobrados bilhetes para o público dos espetáculos, porém a bilheteira não poderá ser revertida para grupos e artistas participantes, devido aos gastos restantes do festival com as próprias apresentações.

 

h) O Tema do primeiro IRREVERENTE é Impulso. Este tema é uma diretriz aberta a diferentes interpretações, valorizamos que o seu espetáculo se relacione de alguma maneira com o tema, mas tal relação não é uma prioridade ou critério de seleção. É só um impulso nosso.

 

i) Estamos a negociar a possibilidade de termos intérpretes de linguagem gestual durante as apresentações e atividades do Festival, de forma que, se essa ação se concretizar, teremos a presença dessas pessoas nas laterais do palco a traduzir o espetáculo para pessoas com deficiência auditiva.

 

j) Iremos lançar durante o festival uma websérie sobre criações de espetáculos de Improviso. Por isso, solicitaremos com uma antecedência mínima de 2 meses do Festival a artistas e grupos selecionados um vídeo depoimento ou demonstrativo (como for a vossa preferência) de até 10 minutos sobre o processo de criação do espetáculo e a sua estrutura. Detalhes serão enviados junto do resultado da seleção.

 

k) Todas as pessoas envolvidas e participantes estarão cientes e de acordo com o Código de Conduta do Festival.

 

Qualquer dúvida, contacte-nos via: irreverentefestival@gmail.com

 

A certeza é que vamos receber com muito carinho, honestidade, abertura e uma cidade cheia de magia e vida (sem falar da comida deliciosa e do vinho... e da sangria... e da ginginha... e do pastel de nata...). E que este primeiro festival seja um investimento para outros futuros em melhores condições.